Caracterização dos processos de dispensação em farmácias da Atenção Básica no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.122.0603Resumo
Objetivos: O objetivo deste estudo é caracterizar processos realizados em farmácias municipais do Rio Grande do Sul, abordando principalmente a dispensação, além de ações de farmacovigilância e de descarte de medicamentos. Métodos: Foram incluídos no estudo os 18 municípios sede das Coordenadorias Regionais de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do RS e outros municípios com mais de 100 mil habitantes, resultando em um total de 29 municípios. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas in loco com os responsáveis pelas farmácias municipais, sendo o instrumento da coleta de dados um questionário com perguntas elaboradas a partir de revisão da literatura científica. Resultados: Dentre os principais resultados, tem-se que 39,6% dos responsáveis pelos serviços de dispensação sãom farmacêuticos; todas as farmácias possuem sistema informatizado para controle e registro da dispensação; ações relacionadas a farmacovigilância ainda são incipientes; o fracionamento de medicamentos é uma prática utilizada nas farmácias (64,6%), mas uma minoria parece seguir as Boas Práticas de Fracionamento de Medicamentos (12,9%); os medicamentos vencidos, quebrados, vazados e sem utilizar dos usuários são recebidos pelas farmácias (89,6%); em todas as farmácias ofertam-se serviços farmacêuticos, em que a dispensação (100%) e a orientação farmacêutica (91,7%) são os mais realizados. Conclusão: Há necessidade de qualificar as farmácias para que a assistência farmacêutica caminhe junto com os princípios e diretrizes do SUS, tendo o uso racional de medicamentos como propósito que influencia de forma decisiva na qualidade de vida e na saúde dos usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).