Eventos adversos a medicamentos em pacientes oncológicos hospitalizados
Palavras-chave:
Palavras-chave: Eventos adversos a medicamentos, segurança do paciente, trigger tool, oncologia.Resumo
Objetivo: Identificar eventos adversos a medicamentos em pacientes oncológicos atendidos em um hospital de grande porte da região ampliada do Centro-Oeste de Minas Gerais.
Métodos: Estudo retrospectivo, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa, onde realizou-se a aplicação de rastreadores propostos pelo Institute for Healthcare Improvement como estratégia para a identificação de eventos adversos a medicamentos. A coleta de dados baseou-se na seleção aleatória entre os prontuários de pacientes de todas as faixas etárias que apresentaram diagnóstico de neoplasia e evoluíram a óbito no período de julho de 2014 a junho de 2015.
Resultados: A partir da avaliação de 80 prontuários, foram detectados 126 rastreadores que estiveram presentes em 75 (93,7%) dos prontuários referentes aos pacientes oncológicos hospitalizados. Estes rastreadores conduziram à identificação de 95 eventos adversos a medicamentos em 71 (88,7%) dos prontuários em análise.
Conclusão: A observação de um elevado índice de eventos adversos a medicamentos representa uma ameaça e pode gerar sérios prejuízos à saúde dos pacientes oncológicos atendidos no hospital em estudo. Neste contexto, torna-se essencial a adoção de estratégias capazes de reduzir a ocorrência dos eventos adversos e intensificar as atividades destinadas à segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).