Estudos farmacoeconômicos no Brasil: onde estamos?
Palavras-chave:
Farmacoeconomia, Farmacoepidemiologia, Medicamentos.Resumo
Introdução: A farmacoeconomia é uma área da economia em saúde que vem ganhando destaque devido à elevação dos gastos em saúde observada no cenário mundial. Esta ciência pode ser utilizada como uma ferramenta de suporte para decisões terapêuticas adequadas, avaliando custos e desfechos farmacoterapêuticos, garantindo assim melhor alocação dos recursos. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das publicações de estudos farmacoeconômicos brasileiros. Casuísta e Métodos: Realizou-se uma revisão da literatura por meio de busca nas bases de dados PubMed e SciELO, sendo incluídos artigos brasileiros publicados até julho de 2014. Foram considerados elegíveis os estudos farmacoeconômicos com análises de desfechos e custos. Resultados: Foram selecionados 11 estudos com esta temática. A análise dos artigos indicou que os estudos farmacoeconômicos brasileiros são escassos, publicados a partir de 2002 e apresentando discreto aumento nos últimos anos. Os tipos de análises farmacoeconômicas identificadas foram custo-efetividade (10) e minimização de custos (1) para diferentes morbidades, analisando custos e desfechos de medicamentos diferentes para tratar a mesma condição clínica. Em dois estudos havia conflito de interesse declarado. Conclusão: Diante destes achados observa-se a necessidade de expansão das publicações relacionadas à farmacoeconomia, a fim de racionalizar a alocação dos limitados recursos financeiros destinados à aquisição de medicamentos no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).