Antibioticoprofilaxia e tratamento de infecção do sítio cirúrgico na artroplastia de quadril
Palavras-chave:
Antibioticoprofilaxia; Infecção de Sítio Cirúrgico; Estudo de Utilização de Medicamentos; Serviço de Farmácia Hospitalar; Assistência Farmacêutica.Resumo
Em ortopedia, é grande o risco de infecção do sitio cirúrgico (ISC) em cirurgias complexas como a artroplastia de quadril. A instalação de infecção acarreta em maior tempo de internação, aumento dos custos hospitalares e da morbi-mortalidade. O uso adequado da antibioticoprofilaxia é uma das estratégias mais importantes para diminuir a incidência de ISC. Este estudo investigou a antibioticoprofilaxia e o tratamento da ISC em todas as intervenções do tipo artroplastia de quadril realizadas em um hospital federal do Rio de Janeiro entre 01 de março e 31 de agosto de 2010. Trata-se de um Estudo de Utilização de Medicamentos. As fontes de dados foram o prontuário médico e o sistema informatizado de distribuição de medicamentos próprio da instituição. Os dados foram analisados quanto à adequação ao protocolo e as recomendações da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH) institucional. A incidência de ISC identificada, nos 278 procedimentos investigados, foi de 7,2%. A padronização dos horários de administração dos medicamentos pelo sistema informatizado comprometeu a utilização correta dos antimicrobianos quanto à profilaxia. Observou-se que, durante o tratamento da infecção, 85% dos prescritores cumpriram às recomendações da CCIH. A taxa de infecção e de adesão apontam para a presença ativa e positiva da CCIH na instituição. A incorporação de sistemas informatizados na distribuição de medicamentos em hospitais merece atenção para o atendimento dos requisitos de horário do envio e investigações que se debrucem sobre as suas consequências na racionalidade do uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).