Avaliação econômica da implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.093.003Resumo
Dispensários eletrônicos de medicamentos e materiais são sistemas automatizados de distribuição que permitem o controle e a manutenção de estoques descentralizados contribuindo para a segurança do paciente.
Objetivo: descrever o processo de implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva (UTI), estimar custos da implantação e tempo de retorno de investimento, comparando dados pré e pós-implantação.
Metodologia: coleta de dados referentes a custo, consumo e devolução de medicamentos e produtos para saúde (PPS), bem como estimativa do custo com mão de obra antes e após a implantação do dispensário e estimative do tempo de retorno de investimento.
Resultados: comparando-se os períodos pré e pós, o valor de consume de medicamentos e PPS teve redução média de 5,15% ao mês. Em relação à devolução de medicamentos em termos monetários observou-se redução média de 91,49% ao mês. O retorno do investimento ocorre em 20,1 meses.
Conclusão: a implantação do dispensário eletrônico demostrou redução dos itens consumidos e de devolução de medicamentos, contribuindo para redução de custos. Apesar do custo de investimento inicial o dispensário tem um retorno de investimento em curto/médio prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).