Avaliação econômica da implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva

Autores

  • Sabrina Beal Pizzato
  • Carine Raquel Blatt
  • Lucélia Hernandes Lima
  • Fernanda Viero Silveira Flores
  • Aline Lins Camargo

DOI:

https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.093.003

Resumo

Dispensários eletrônicos de medicamentos e materiais são sistemas automatizados de distribuição que permitem o controle e a manutenção de estoques descentralizados contribuindo para a segurança do paciente.

Objetivo: descrever o processo de implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva (UTI), estimar custos da implantação e tempo de retorno de investimento, comparando dados pré e pós-implantação.

Metodologia: coleta de dados referentes a custo, consumo e devolução de medicamentos e produtos para saúde (PPS), bem como estimativa do custo com mão de obra antes e após a implantação do dispensário e estimative do tempo de retorno de investimento.

Resultados: comparando-se os períodos pré e pós, o valor de consume de medicamentos e PPS teve redução média de 5,15% ao mês. Em relação à devolução de medicamentos em termos monetários observou-se redução média de 91,49% ao mês. O retorno do investimento ocorre em 20,1 meses.

Conclusão: a implantação do dispensário eletrônico demostrou redução dos itens consumidos e de devolução de medicamentos, contribuindo para redução de custos. Apesar do custo de investimento inicial o dispensário tem um retorno de investimento em curto/médio prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-09-30

Como Citar

1.
Pizzato SB, Blatt CR, Lima LH, Flores FVS, Camargo AL. Avaliação econômica da implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 30º de setembro de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];9(3):e093.003. Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/381

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)