Farmacocinética de meropenem em crianças: uma série de casos
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.093.002Resumo
As doses diárias de antibióticos recomendadas para crianças baseiam-se em estudos realizados em voluntários adultos saudáveis, portanto, este estudo teve como objetivo descrever as características farmacocinéticas/farmacodinâmicas de meropenem em crianças e verificar se as concentrações plasmáticas se encontravam dentro da faixa terapêutica. Trata-se de uma série de casos, onde foram incluídas 4 crianças, com idades de 02-12 anos em utilização de meropenem dose empírica, de 8/8h em 75% das crianças. O estudo foi realizado em um hospital pediátrico, no período de março 2016 a março de 2017. Apenas uma criança tinha registrado em prontuário no momento da coleta o resultado da cultura de material biológico. Observamos alta variabilidade inter-paciente dos parâmetros farmacocinéticos, no entanto as concentrações plasmáticas de meropenem foram efetivas em 100% da população estudada considerando o parâmetro 40%f T>CIM para CIM de 0,25μg/mL.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).