Diagnóstico situacional do uso de medicamentos em idosos atendidos nas farmácias públicas do município de Veranópolis/RS
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.103.0325Resumo
Objetivo: Identificar o perfil medicamentoso, sociodemográfico e o interesse em acessar os serviços farmacêuticos clínicos de idosos polimedicados que utilizam as farmácias públicas do município de Veranópolis, RS, Brasil, bem como avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso, comparando-a entre unidades onde há ou não a presença do farmacêutico. Métodos: Estudo transversal com 141 pacientes. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e relacionado a saúde e através da versão validada em português do Brief Medication Questionnaire para análise da adesão. Resultados: Entre os respondentes, 65,2% eram do sexo feminino, 46,1% entre 70-79 anos, 90,1% da cor branca, 63,1% casados, 88,7% aposentados, 55,3% com ensino fundamental incompleto e 80,9% com renda mensal de um a dois salários mínimos. Um total de 58,2% dos entrevistados relatou nunca ter fumado, 68,8% utilizavam o sistema público e a rede privada para obter seus medicamentos e 58,2% praticavam a automedicação. A respeito dos serviços farmacêuticos, 66,7% dos idosos disseram não conhecer e 85,8% demonstraram interesse em recebê-los. Houve prevalência das doenças cardiovasculares (94,3%) e o medicamento mais encontrado nas prescrições foi a sinvastatina, utilizada por 56,0% dos pacientes. A análise da adesão classificou-os em provável adesão (9,2%), provável baixa adesão (46,8%) e baixa adesão (44,0%). A variável presença do farmacêutico na unidade não apresentou associação significativa (p<0,05) com a adesão. Conclusão: A maioria dos idosos não adere adequadamente ao tratamento e utiliza medicamentos potencialmente inapropriados, destacando a necessidade de aprimoramento da assistência farmacêutica buscando o uso racional de medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).