Implantação de um serviço de contato telefônico pós alta hospitalar: relato de experiência

Autores

  • JOSIANE MOREIRA DA COSTA
  • NELSON MACHADO DO CARMO JUNIOR
  • RACHEL CRISTINA CARDOSO PEREIRA

Palavras-chave:

Alta do paciente, idoso, uso de medicamentos

Resumo

Objetivos: descrever os resultados alcançados com a implantação do Serviço de Contato Telefônico Pós Alta (SCTPA) hospitalar, em um hospital de ensino. Métodos: estudo descritivo, realizado por meio da análise dos registros do SCTPA no período entre dezembro de 2013 a janeiro de 2015. O hospital onde o estudo foi realizado é dividido em linhas de cuidado e existem equipes multiprofissionais onde os profissionais atuam, sendo elas direcionadas aos cuidados dos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), idoso frágil, fratura de fêmur, cuidados paliativos, e atendimento ao paciente com comprometimento do pé diabético. Os resultados foram descritos por equipe, buscando identificar problemas farmacoterapêuticos relacionados a cada perfil de risco. Resultados: foram realizados 111 contatos telefônicos, referentes a 108 pacientes, sendo que 03 apresentaram reinternações. O tempo médio de internação foi 19,7 dias. O número médio de medicamentos utilizados no período prévio à internação foi 6,8. Dentre os principais problemas farmacoterapêuticos identificados, dificuldades em relação ao acesso foi o mais freqüente, com variação de 17,5 a 37,5 % entre as equipes. Relato de não saber utilizar os medicamentos prescritos na alta, está dentre os problemas farmacoterapêuticos mais freqüentes nas equipes Fratura de fêmur, e Idoso Frágil, também sendo identificados o uso de medicamentos diferentes dos prescritos (15%) na equipe de abordagem aos pacientes com pé diabético, uso irregular (18,5%) na AVC, e relatos de não saber para que os medicamentos serviam (25%) nos Cuidados Paliativos. Conclusão: o acesso aos medicamentos foi o problema mais preponderante em todas as equipes. Tais resultados podem auxiliar na elaboração de estratégias para garantir maior acesso, efetividade, segurança e adesão ao tratamento.

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Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
COSTA JMD, JUNIOR NMDC, PEREIRA RCC. Implantação de um serviço de contato telefônico pós alta hospitalar: relato de experiência. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];6(4). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/236

Edição

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