Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes asmáticos em ambulatório de referência do Ceará: resultados clínicos

Autores

  • SOLANGE CECÍLIA CAVALCANTE DANTAS
  • NADIR KHEIR
  • FILIPE FERREIRA LIMA DANTAS
  • PAULO CÉSAR DE ALMEIDA
  • KARLA MARQUES SILVA
  • MARTA MARIA DE FRANÇA FONTELES

Palavras-chave:

Asma,atenção farmacêutica,serviço de saúde

Resumo

Objetivos: Delinear o perfil farmacoepidemiológico de pacientes asmáticos,identificar problemas relacionados aos medicamentos (PRM) durante o acompanhamento farmacoterapêutico (AF) em ambulatório de atenção terciária de saúde.

Métodos: Estudo descritivo, prospectivo na área da Atenção Farmacêutica (ATENFAR) envolvendo pacientes asmáticos (n=30) sob AF durante um ano, conforme o método PWDT (Pharmacist work up drug therapy). As intervenções farmacêuticas (IF) realizadas incluíram ações diretas de educação, treinamento do manuseio de dispositivos inalatórios junto ao paciente,recomendações aos prescritores e pacientes. Para o desfecho primário estabelecido no estudo controle dos sintomas da asma a partir da orientação do farmacêutico, cada paciente recebeu o formulário de Registro Diário de Sintomas de Asma, que incluiu: ausência ou presença de sintomas; quantidade de vezes de uso do broncodilatador de alívio e, medida do pico de fluxo expiratório. Todos os dados foram analisados em programa SPSS, versão 11.0, utlizando-se teste t de Student, para as comparações, com nível de significância estatística de p< 0,05.   Resultados: Uma média de 1,8 PRM/paciente foi identificada. A farmacoterapia inadequada ocasionou 64 PRM, destacando-se os problemas de cumprimento do tratamento proposto (31,2%; n=20), que decorreram, principalmente, do não entendimento por parte do paciente das instruções médicas. Os principais PRM se relacionaram á efetividade e segurança dos medicamentos, ocorrendo,respectivamente, devido à freqüência inapropriada do uso dos medicamentos inalatórios e à administração e/ou dose incorreta. Após as IF, as medidas do pico de fluxo expiratório noturno aumentaram significantemente, não sendo necessário usar broncodilatador de curta duração.   Conclusão: Nossos resultados demontram que o serviço de ATENFAR prestado foi capaz diminuir os sintomas da doença e melhorar o estado de saúde dos pacientes asmáticos ambulatoriais através da otimização do uso de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
DANTAS SCC, KHEIR N, DANTAS FFL, ALMEIDA PCD, SILVA KM, FONTELES MMDF. Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes asmáticos em ambulatório de referência do Ceará: resultados clínicos. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];3(3). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/136

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)