Atenção farmacêutica às pacientes oncológicas de um hospital de grande porte do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Descritores: Atenção Farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico, capecitabinaResumo
Objetivos: Avaliar a implantação da atenção farmacêutica para as pacientes em tratamento antineoplásico ambulatorial com capecitabina em um Hospital de grande porte do Rio de Janeiro.
Métodos: O trabalho realizado é uma pesquisa avaliativa. Dentro desta perspectiva, Hardon e colaboradores (2004) definem este estudo como modelo pré-intervenção/pós-intervenção. O desfecho analisado pós-intervenção foi a quantificação dos Resultados negativos aos Medicamentos (RNM) solucionados.
As pacientes em uso ambulatorial de capecitabina foram acompanhadas de setembro de 2010 a fevereiro de 2011. A metodologia de atenção farmacêutica utilizada foi o Método Dáder. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (CAAE n˚ 3667.0.000.258-10).
Resultados: Participaram do estudo dezoito mulheres, de 39 a 78 anos, diagnosticadas com câncer de mama, duodeno, colorretal e gástrico. Foram encontrados 59 RNM relacionados a 66 PRM. Foram propostas 47 intervenções. Houve 19 intervenções aceitas (40%), tendo sido resolvido o RNM em 12 destas (63 % dos casos) e 20 não aceitas (43%), tendo sido resolvido o RNM em cinco destas (25 % dos casos).
Conclusão: O estudo alcançou seus objetivos e agregou qualidade ao Serviço de Oncologia do referido hospital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).