Avaliação das prescrições de nutrição parenteral dos usuários de um hospital público de Fortaleza
Palavras-chave:
Descritores: Nutrição parenteral, Hospital, Assistência ao PacienteResumo
O estudo teve como objetivo avaliar as prescrições de nutrição parenteral de pacientes hospitalizados. Estudo de caráter prospectivo, analítico e quantitativo, foi realizado em hospital público de Fortaleza-Ceará, no período de janeiro a maio de 2011. Coletaram-se os dados por meio de formulário semi estruturado com a análise dos prontuários dos pacientes. Dos 18 pacientes estudados, 56,0% eram do sexo feminino e 66,7% encontravam-se na faixa etária entre 41 e 70 anos. As principais indicações do uso da NP foram procedimentos pós-cirúrgicos com 74,0% dos pacientes; 39,0% utilizaram NP por um período de 7 a 10 dias. Todas as nutrições foram do tipo total e administradas por via central. Quanto à evolução, 39,0% dos pacientes foram a óbito e 39,0% apresentaram alguma complicação, sendo a infecção do catéter a mais prevalente. Encontraram-se inconformidades em todas as prescrições, em pelo menos um dos três tipos de macronutrientes. Interações fármaco-nutriente ocorreram em 33,0% das prescrições. Os exames bioquímicos mais solicitados foram potássio e cálcio total (100,0%), glicose, sódio, magnésio, uréia e creatinina (94,0%). Pode-se constatar a necessidade de reavaliação da formação e interação da equipe multidisciplinar no hospital, com implantação de protocolos clínicos para melhor atender os pacientes em uso da nutrição parenteral e cumprir a legislação brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).