Avaliação da adesão a terapia antirretroviral de pacientes portadores de HIV
Palavras-chave:
Adesão a Medicação, Terapia Antirretroviral, Infecções por HIVResumo
O sucesso da terapia antirretroviral (TARV) para o tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida depende da adesão à terapêutica medicamentosa. O objetivo desse trabalho compreendeu a avaliação da adesão a TARV de pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no período de julho de 2009 a junho de 2010. Desenvolveu-se o estudo, de caráter quantitativo, de campo, descritivo e seccional, em um Centro de Referência de Fortaleza, Ceará. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas e do registro de dispensação da farmácia. Consideraram-se aderentes os pacientes que responderam com expectativas otimistas e positivas em relação ao tratamento e que compareceram à farmácia para recebimento dos antirretrovirais todos os meses durante a pesquisa. Participaram da pesquisa 59 pacientes dentre os quais, 74,5% eram do gênero masculino, a idade média foi de 37,8 anos e 94,9% apresentaram tempo de diagnóstico para infecção por HIV entre 1 a 5 anos. Observou-se que 45,7% dos pacientes aderiram ao tratamento destacando-se o público masculino (38,9%). Os fatores associados com a adesão incluíram: apresentar uma rotina que favorecesse administração do medicamento, mínima ocorrência de efeitos colaterais, utilizarem poucos medicamentos, apoio familiar e boa relação com o prescritor. Dificuldades sempre ocorrerão, com momentos de maior ou menor adesão para todos os pacientes. A equipe de saúde tem um papel muito importante na adesão, pois presta assistência aos pacientes, orientando sobre a doença e sobre a utilização correta dos medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).