Notificação de reações adversas em um hospital sentinela de Fortaleza - Ceará
Palavras-chave:
Farmacovigilância. Notificação. Reação Adversa a Medicamento. Hospital Sentinela.Resumo
Esse artigo teve como objetivo descrever as notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos de um hospital sentinela de Fortaleza, estado do Ceará. Estudo descritivo e retrospectivo que utilizou, como fonte secundária, a ficha de notificação de suspeita de reação adversa a medicamentos do sistema de farmacovigilância do ano de 2007. Realizaram-se 116 notificações, envolvendo 269 medicamentos e 204 reações. Apenas 0,9% das notificações foram realizadas de forma espontânea. O grupo de idade dos pacientes variou entre 2 a 87 anos, com uma média de 33 (± 20,1) anos. As reações adversas acometeram principalmente homens (81,9%), na faixa entre 15 e 29 anos (42,4%). Os principais medicamentos envolvidos foram metamizol (32,8%) e cefalotina (27,6%). Verificou-se ainda que o sistema tegumentar (59,3%) e o sistema gastrintestinal (13,2%) compreenderam os sistemas mais afetados pelas reações adversas. As reações mais frequentes incluíram urticária (23,3%), prurido (16,8%), rash cutâneo, dor abdominal e processos alérgicos (5,9%, cada). Notificou-se também reação adversa grave como a Síndrome de Steven Jonhson (3,9%). Constatou-se a necessidade de mais investimento nessa área, principalmente em relação à sensibilização da importância da notificação espontânea para obtenção de dados necessários para fins de regulamentação sanitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).