Problemas Relacionados à Oxigenoterapia em Adultos Hospitalizados: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2023.141.0879Resumo
Objetivos e métodos: o objetivo deste estudo foi identificar na literatura problemas relacionados à oxigenoterapia em adultos hospitalizados. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática visando identificar problemas relacionados à oxigenoterapia em adultos internados e classificá-los por meio de um painel de especialistas utilizando a Pharmaceutical Care Network Europe versão 9.1. Resultados: dos 2.618 artigos inicialmente identificados na revisão sistemática, 18 atenderam aos critérios de elegibilidade, cinco foram realizados na Austrália (5/18; 27,7%) e o delineamento de estudo mais frequente foi ensaio clínico (5/18; 27,7%). Durante a análise do painel de especialistas foi identificado que a hiperóxia era o problema de saúde ou a causadora dos problemas dos pacientes (17/18; 94,4%), sendo que nenhum PRM foi classificado como P1.1(Nenhum efeito do tratamento medicamentoso, apesar do uso correto) ou P3.2 (Problema ou reclamação pouco claros. Maior esclarecimento necessário). Os estudos demonstram que os problemas relacionados à oxigenoterapia estão associados em sua maioria à dose alta, muitas vezes provocado por falhas no processo assistencial, como erros nas prescrições, falhas na administração e no monitoramento do uso. Conclusão: os resultados reforçam a necessidade do envolvimento de todos os membros da equipe multiprofissional no cuidado aos pacientes em uso de oxigênio. Ademais, a atuação do farmacêutico no estabelecimento de protocolos de uso junto à equipe, na padronização do sistema de prescrição de gases medicinais, na validação da prescrição médica e no seguimento farmacoterapêutico pode ser uma estratégia para contribuir com a qualidade e a segurança nos serviços prestados pelas instituições de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).