Efeitos das intervenções farmacêuticas com pacientes HIV positivos reduzem problemas farmacoterapêuticos, melhoram parâmetros clínicos e minimizam gastos
Palavras-chave:
farmácia clínica, farmacoeconomia, HIV, adesão, problemas farmacoterapêuticos, intervenções farmacêuticasResumo
Objetivos: demonstrar a influência das intervenções farmacêuticas (IFs) na evolução clínica e na economia dos pacientes HIV positivos de um hospital universitário no interior do estado de São Paulo.
Métodos: os pacientes foram separados aleatoriamente em grupo controle (GC; n=26) e grupo intervenção (GI; n=26). O GI recebeu acompanhamento farmacoterapêutico por meio de método próprio baseado no método PWDT e, foram realizadas IFs durante 1 ano com este grupo. A análise da evolução clínica foi baseada na identificação, resolução e prevenção de problemas farmacoterapêuticos (PFTs) e nos resultados dos exames de hemoglobina (Hb), CD4 e carga viral (CV); os aspectos econômicos foram avaliados por meio dos custos de consultas médicas, atendimentos da enfermagem, exames laboratoriais, procedimentos e internação no hospital.
Resultados: noventa e uma IFs foram realizadas durante 1 ano no GI. PFTs diminuíram aproximadamente 16%. Depois de 1 ano, as variações de Hb e CD4 foram estatisticamente significativas para o GI (95% e 90% de confiança, respectivamente); 50% do GC e 77,78% do GI tiveram CV<50. O GI gerou 5,08% menos gastos do que o GC, correspondendo a uma economia de US$ 14,43 por paciente.
Conclusões: os resultados indicam que as IFs foram capazes de melhorar a evolução clínica e diminuir os custos gerados ao serviço de saúde dos pacientes do GI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).