Análise de interações medicamentosas potenciais na UTI neonatal de um hospital público da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.122.0628Resumo
Objetivo: avaliar o perfil das potenciais interações medicamentosas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo) de um hospital público infantil do interior da Bahia. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, com delineamento transversal. Foram coletadas e analisadas as prescrições médicas (PM) impressas da UTI neonatal no período de 01 de maio de 2016 a 31 de outubro de 2016. Foram incluídas somente PM contendo identificação dos pacientes, data, assinatura e carimbo do prescritor e que possuíam dois ou mais fármacos. Os dados foram analisados no software Micromedex®, classificando as interações medicamentosas potenciais (IMP) segundo gravidade, documentação, mecanismo de ação, manejo da interação e consequência potencial. A análise estatística foi realizada com auxílio do software IBM Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS) 20.0 for Windows®. Resultados: Foram analisadas 1476 PM, sendo identificadas 83 IMP. Em 99,4% das PM foram verificadas uma ou mais IMP, sendo que as mais frequentes foram: fentanil + fenobarbital (10,5%); fentanil + midazolam (10,5%); midazolam + fenobarbital (10,4%). As interações contraindicadas foram: domperidona + fluconazol (0,3%); epinefrina + linezolida (0,1%); gluconato de cálcio + ceftriaxona (0,1%); dopamina + linezolida (0,1%). Conclusão: Este estudo evidenciou alta frequência de IMP em PM na UTI-Neo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).