Prevenção da exposição ocupacional: recomendações para a atenção ao paciente oncológico
Palavras-chave:
exposição ocupacional, assistência farmacêutica, oncologiaResumo
Objetivo: A manipulação e administração de medicamentos citotóxicos em serviços de saúde expõem pacientes e profissionais de saúde a riscos químicos. No Brasil, o conhecimento sobre o tema ainda é incipiente, principalmente, ao se analisar as recentes publicações na área de enfermagem assim como a legislação sobre o assunto. O presente trabalho objetiva apresentar recomendações sobre os fármacos citotóxicos quanto à excreção destes medicamentos para a prevenção de exposição ocupacional em ambiente hospitalar.
Método: Dados relativos à excreção de fármacos citotóxicos foram levantados a partir de uma revisão assistemática na literatura. Após análise, estas informações foram tabuladas em um quadro com as recomendações mínimas sobre o tempo de contaminação das excretas do paciente oncológico que devem ser divulgadas pelo farmacêutico hospitalar à equipe de saúde.
Resultados: A literatura ainda é incompleta quanto a dados farmacocinéticos destes medicamentos, não apresentando elementos conclusivos em todas as situações. Foi possível, entretanto, a organização dos dados revisados de acordo com a denominação comum brasileira, classificação da substância, esquemas terapêuticos onde o fármaco é utilizado, taxas de excreção de metabólitos citotóxicos e tempo mínimo recomendado (em horas) onde ainda se faz necessário o uso de equipamentos de proteção individual pela equipe responsável pelo cuidado no leito.
Conclusão: Sugere-se precaução permanente até dez dias após o término da administração destes fármacos, prevenindo-se, dessa forma, a contaminação indireta pelas excretas dos pacientes de forma constante pelos profissionais no ambiente hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).