Interações medicamentosas clinicamente relevantes envolvendo antimicrobianos em um hospital geral: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.122.0573Resumo
Objetivo: investigar a prevalência de IMP envolvendo antimicrobianos e outros medicamentos padronizados em um hospital geral de grande porte do interior de São Paulo. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, com delineamento transversal e coleta de dados por análise documental de prescrições hospitalares durante o período de abril a junho de 2017. Resultados: foram encontrados 66 IMP clinicamente relevantes, as quais corresponderam a aproximadamente 7,3% das prescrições de antimicrobianos, sendo 93,9% (62) contraindicados/graves e 6,1% (4) moderadas. Não houve diferença na prevalência de IMP clinicamente relevantes entre as unidades de internação de pacientes críticos e não críticos, além de todas as interações contraindicadas (10) terem ocorrido nas unidades de clínica médica e cirúrgica. As IMP mais prevalentes foram, com respectivos graus de documentação, entre vancomicina e amicacina (47% - razoável), claritromicina e sinvastatina (13,6% - bom) e ciprofloxacina e sinvastatina (7,6% - bom). Conclusão: é evidente a importância de mecanismos que assegurem a qualidade das prescrições para adequada prevenção de potenciais problemas relacionados a medicamentos, por farmacêuticos clínico treinados, além de sistemas de alerta e de divulgação de informações para a equipe de saúde, garantindo assim a qualidade e segurança da farmacoterapia e do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).