Identificando medicamentos com embalagens semelhantes em um hospital brasileiro: uma abordagem com múltiplas etapas
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.122.0549Resumo
Objetivo: Descrever a identificação de medicamentos com embalagens primárias semelhantes disponíveis em um hospital de ensino de grande porte. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo realizado por meio de uma abordagem com múltiplas etapas. Primeiramente, foram listados os medicamentos parenterais de pequeno volume e líquidos de uso oral padronizados e disponíveis na instituição (Etapa I). Em seguida, à partir da lista constituída na Etapa I, foram identificados grupos de medicamentos semelhantes (duplas, trios ou quartetos de medicamentos) de acordo as características de suas embalagens (Etapa II), que foram então avaliados visualmente pela equipe de farmácia (Etapa III), e, posteriormente, pela comunidade interna da instituição (Etapa IV). Resultados: Foram selecionados 233 medicamentos nas formas farmacêuticas de interesse padronizados e disponíveis na instituição. Em seguida, foram identificados 62 grupos de medicamentos semelhantes de acordo com suas embalagens primárias. Após avaliação da equipe de farmácia, 19 grupos remanesceram, que foram então avaliados pela comunidade interna, gerando uma lista final de 15 grupos de medicamentos com embalagens primárias semelhantes, destacando-se a forma farmacêutica de uso parenteral (80%) e a ampola âmbar como embalagem primária (46,7%). Conclusão: Os resultados do estudo apontam a aplicabilidade e adequação da abordagem com múltiplas etapas para identificar a presença de grupos de medicamentos com embalagens primárias semelhantes em cenário de mundo real. A identificação desses grupos de medicamentos em instituições de saúde é a etapa inicial e essencial para planejar estratégias de minimização de erros envolvendo embalagens semelhantes, aumentando a segurança no uso de medicamentos em âmbito hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).