Fenobarbital: efeito da intercambialidade sobre o perfil de efeito adverso, qualidade de vida e concentrações plasmáticas - um estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.101.0410Resumo
Introdução: O fenobarbital é um dos fármacos mais utilizados no tratamento da epilepsia, com diferentes formulações disponíveis atualmente no mercado. Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da intercambialidade sobre o perfil de efeito adverso, qualidade de vida e concentrações plasmáticas antes e após a troca de formulações de fenobarbital em pacientes com epilepsia. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo antes e depois, em que foram incluídos pacientes adultos, com diagnóstico de epilepsia, em tratamento ambulatorial com fenobarbital. Os questionários Adverse Events Profile Questionnaire (AEP) e Quality of Life in Epilepsy-31 (Qolie) foram aplicados antes e após a troca de marca de fenobarbital, bem como a determinação da concentração plasmática do mesmo. No primeiro encontro aplicou-se também o questionário “Produto Farmacêutico Intercambiável no Tratamento das Epilepsias”. Testes físico-químicos para avaliar a qualidade dos comprimidos foram realizados de acordo com os parâmetros da farmacopeia brasileira. Resultados: A população foi composta por oito pacientes, seis eram do sexo feminino, com idade média de 51,4 (DP=5,4) anos e quarto não possuíam o primeiro grau completo. Dos entrevistados, seis não possuíam conhecimento dos três tipos de formulações de antiepilépticos existentes. Foram encontradas diferenças significativas para o domínio “Bem-estar emocional” de qualidade de vida antes e após a troca de formulação (p=0,016) e nenhum resultado significativo entre as frequências de efeitos adversos e concentrações plasmáticas. Conclusão: Os resultados encontrados sugerem a importância da farmacovigilância, além de poderem subsidiar novos estudos clínicos a respeito da intercambialidade entre antiepilépticos. Ademais, os testes físico-químicos apontam para a necessidade de fortalecer as ações de vigilância sanitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).