Perfil dos estudos de interações medicamentosas potenciais em hospitais brasileiros: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.094.003Resumo
O risco de ocorrência de interação medicamentosa potencial (IMP), notadamente em ambiente hospitalar, aumenta com o número de medicamentos utilizados pelo paciente. Estudos que avaliam as interações medicamentosas potenciais com base nas prescrições dos pacientes são, portanto, úteis para conhecer esse risco e nortear estratégias para melhorar o uso dos medicamentos. O presente trabalho pretende identificar e analisar estudos, publicados na forma de artigos, que avaliaram as interações medicamentosas em hospitais brasileiros. Em levantamento bibliográfico, foram coletados artigos que descrevessem estudos de prescrição com foco na análise e identificação de interações medicamentosas, em hospitais brasileiros. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2017 por artigos publicados de 1966 à data em que ocorreu a busca. De um total de 273 artigos recuperados, forma incluídos 23 para análise. A maior parte foi publicada após 2010, o desenho de estudo predominante foi o transversal, a base de dados Micromedex ® foi a mais utilizada para categorizar as interações e midazolam e fentanila foi a IMP mais frequentemente relatada nos estudos. O perfil dos estudos desta revisão podem nortear futuros trabalhos que, idealmente, deverão investigar e mensurar os danos reais das interações medicamentosas potenciais nos pacientes e, com isso, desenvolver estratégias para preveni-las e trabalhar para o uso seguro e racional dos medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).