Parceria ensino-serviço no sistema único de saúde: implantação de acompanhamento farmacoterapêutico ambulatorial
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.091.003Palavras-chave:
Farmácia clínica, serviço de saúde, cuidado farmacêuticoResumo
Introdução: O uso irracional de medicamentos é um problema de saúde pública e, nesse contexto, o profissional farmacêutico auxilia na melhoria da utilização dos medicamentos, reduzindo os riscos de morbimortalidade e os custos da farmacoterapia. Dados referentes aos serviços de farmácia destacam a importância e a necessidade emergente de inserção desse profissional nas equipes de saúde.
Objetivo: Descrever o processo de implantação do Serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico em um Ambulatório Universitário (AU) de caráter multiprofissional e as variáveis relacionadas à avaliação da estrutura e do processo.
Métodos: Trata-se de um relato de experiência com todas as etapas de um processo de implantação. Os dados foram coletados por meio de formulários próprios, pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS) e pelas fichas de acompanhamento farmacêutico registradas entre novembro de 2015 e novembro de 2016.
Resultados: Nos 12 meses da implantação ocorreram 312 consultas, sendo que a maioria dos pacientes (67%) chegou ao serviço por encaminhamentos dos médicos que atuam no AU, seguidos pelos encaminhamentos pela atenção primária (22%).
Conclusões: O serviço foi implantado com uma estrutura adequada ao processo de acompanhamento farmacêutico, e a integração ensino-serviço foi importante para o funcionamento do mesmo. Dificuldades de reconhecimento do serviço pela população e pelas outras unidades de saúde do município fazem com que o fluxo de encaminhamento seja inferior à capacidade de atendimento do serviço.
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