Perfil microbiológico de espécimes isolados em pacientes internados em um hospital universitário de Fortaleza, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.112.0371Resumo
Objetivo: Avaliar o perfil microbiológico de resultados de cultura de pacientes internados em um hospital universitário de Fortaleza, Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e prospectivo realizado com pacientes acompanhados em um Programa Stewardship Antimicrobial, em uso de antimicrobianos de reserva ou estratégicos e que tiveram culturas solicitadas entre maio e novembro de 2017. Os dados foram coletados em formulário próprio a partir de prontuários dos pacientes e, em seguida, compilados em planilhas de Excel e analisados em programa estatístico Graph Pad Prism. Resultados: Prevaleceram pacientes do sexo masculino (60,2%), não idosos (63,6%), com desfecho clínico alta (84,7%) e da especialidade transplante renal (35,6%). Foram analisados resultados de 490 culturas, com maior frequência de uroculturas (35,3%) e hemoculturas (34,7%). A especialidade transplante foi a que apresentou maior número de resultados de culturas. Foram positivas 19,8% das culturas, com predomínio de bacilos Gram negativos (72,2%), especialmente entre uroculturas de transplantados. A análise microbiológica mostrou que Klebsiella pneumoniae (49,1%) e Escherichia coli (39,6%) foram as bactérias mais frequentemente isoladas. Quanto ao perfil de resistência microbiana, identificou-se a presença de bactérias produtoras de carbapenemase (16,7%), Extended spectrum beta-lactamases (ESBL; 33,3%), além de Vancomycin-resistence enterococcus (VRE; 13,5%). Conclusões: O estudo possibilitou o conhecimento do perfil de microrganismos isolados nas enfermarias em estudo o que é de fundamental importância para estudos epidemiológicos locais e para o controle da resistência microbiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).