Identificação da atividade anticolinérgica dos medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.112.0350Resumo
Objetivo: Identificar os medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais-Rename 2018 que possuem atividade anticolinérgica e as escalas de atividade anticolinérgica disponíveis para uso na prática clínica Métodos: Estudo de utilização de medicamentos, tipo análise da oferta. Classificou-se os medicamentos da Rename 2018 segundo o nível 3 da classificação anatômica terapêutica química. Realizou -se revisão da literatura para identificação das escalas de mensuração da atividade anticolinérgica. Determinou-se atividade anticolinérgica dos medicamentos da Rename 2018, empregando a Composite Anticholinergic Scale. Resultados: Entre as 13 escalas identificadas, a Duran's Scale e a Composite anticholinergic scale foram elaborados por meio de revisão sistemática. A Composite anticholinergic scale é a mais abrangente com 197 fármacos. Verificou-se que, 14,6% dos fármacos possuíam atividade anticolinérgica, 69,1% desses estão compreendidos no componente básico da assistência farmacêutica. Dos fármacos que possuem atividade anticolinérgica, cerca de 50% referem-se a fármacos de ação no sistema nervoso central, compreendendo principalmente os antipsicóticos, seguidos pelos fármacos do sistema cardiovascular, que representados em sua maioria pelos betabloqueadores. Conclusão: Para mensuração da carga anticolinérgica na prática clínica estão disponíveis 13 escalas. A escala a com maior abrangência de fármacos é a Composite Anticholinergic Scale. Apesar dos medicamentos com atividade anticolinérgica serem pouco frequentes entre os medicamentos incluídos na Rename 2018, é necessário disponibilizar informações aos prescritores devido os desfechos clínicos negativos atribuídos a carga anticolinérgica acumulativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).