Pacientes em uso crônico de prednisona em um munícipio brasileiro: os possíveis eventos adversos estão sendo monitorados?
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.104.0343Resumo
Introdução: o uso crônico de medicamentos corticoides pode desencadear a ocorrência de vários efeitos adversos com alterações nos níveis glicêmicos, lipídicos, enzimas hepáticas e eletrólitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar se os pacientes em uso crônico de prednisona do Sistema Único de Saúde (SUS) em um município do Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais foram monitorados com relação aos seus efeitos adversos através de exames laboratoriais. Métodos: realizou-se um estudo descritivo de caráter longitudinal com dados retrospectivos de pacientes atendidos pelo SUS deste município e que fizeram uso crônico de prednisone por três anos consecutivos, de 2014 a 2016. A frequência de pacientes que realizaram exames para monitorização de eventos adversos ao uso crônico de prednisona foi verificada por meio dos registros eletrônicos no Sistema Integrado de Saúde (SIS). Foram analisados os seguintes exames: Cálcio total sérico, Cálcio urinário (urina 24hs), Fosfato sérico, Fosfatase alcalina, Glicose de jejum, Sódio (Na+), Potássio (K+), e Lipidograma (Triglicérides, LDL, VLDL, HDL e colesterol total). Resultados: observou-se que glicemia de jejum e o lipidograma foram os exames que mais apresentaram registro anual de monitorização. Contudo, para os demais parâmetros analisados, essenciais ao acompanhamento de pacientes em uso crônico de corticoides, o índice de não monitorização é superior a 80%. Conclusões: os resultados evidenciam inadequada frequência de monitorização laboratorial dos pacientes em uso crônico de prednisona, indicando a ocorrência de prescrições sem o acompanhamento dos possíveis efeitos adversos, o que pode constituir em problemas de segurança para os pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).