Pacientes em uso crônico de prednisona em um munícipio brasileiro: os possíveis eventos adversos estão sendo monitorados?

Autores

  • Virgínia M. Bolina
  • Thays S. Mendonça
  • Mariana L. Pereira
  • Caroline P. Domingueti
  • João P. Rodrigues
  • Tiago M. Reis
  • André Oliveira Baldoni

DOI:

https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.104.0343

Resumo

Introdução: o uso crônico de medicamentos corticoides pode desencadear a ocorrência de vários efeitos adversos com alterações nos níveis glicêmicos, lipídicos, enzimas hepáticas e eletrólitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar se os pacientes em uso crônico de prednisona do Sistema Único de Saúde (SUS) em um município do Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais foram monitorados com relação aos seus efeitos adversos através de exames laboratoriais. Métodos: realizou-se um estudo descritivo de caráter longitudinal com dados retrospectivos de pacientes atendidos pelo SUS deste município e que fizeram uso crônico de prednisone por três anos consecutivos, de 2014 a 2016. A frequência de pacientes que realizaram exames para monitorização de eventos adversos ao uso crônico de prednisona foi verificada por meio dos registros eletrônicos no Sistema Integrado de Saúde (SIS). Foram analisados os seguintes exames: Cálcio total sérico, Cálcio urinário (urina 24hs), Fosfato sérico, Fosfatase alcalina, Glicose de jejum, Sódio (Na+), Potássio (K+), e Lipidograma (Triglicérides, LDL, VLDL, HDL e colesterol total). Resultados: observou-se que glicemia de jejum e o lipidograma foram os exames que mais apresentaram registro anual de monitorização. Contudo, para os demais parâmetros analisados, essenciais ao acompanhamento de pacientes em uso crônico de corticoides, o índice de não monitorização é superior a 80%. Conclusões: os resultados evidenciam inadequada frequência de monitorização laboratorial dos pacientes em uso crônico de prednisona, indicando a ocorrência de prescrições sem o acompanhamento dos possíveis efeitos adversos, o que pode constituir em problemas de segurança para os pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays S. Mendonça

.

Publicado

2019-12-31

Como Citar

1.
Bolina VM, Mendonça TS, Pereira ML, Domingueti CP, Rodrigues JP, Reis TM, Oliveira Baldoni A. Pacientes em uso crônico de prednisona em um munícipio brasileiro: os possíveis eventos adversos estão sendo monitorados?. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 31º de dezembro de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];10(4):343. Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/343

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)