Identificação de ocorrência de hiponatremia em idosos hospitalizados em uso de opioides fracos
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.091.002Palavras-chave:
idosos, hiponatremia, codeina, tramadol.Resumo
Objetivo: identificar a ocorrência de hiponatremia em idosos hospitalizados que utilizaram tramadol quando comparados aos que utilizaram codeína. Métodos: Foram incluídos nesse estudo, pacientes acima de 60 anos, internados no período de janeiro a dezembro de 2013 em um hospital de ensino, que tiveram prescrição dos analgésicos opióides tramadol ou codeína, e que possuíam exame de sódio sérico antes do início do uso do medicamento, e até 24 horas após o término do tratamento. A coleta de dados ocorreu por meio de consulta em prontuário eletrônico, seguido de geração de relatório informatizado com as informações de interesse: idade, sexo, motivo de internação, opioide em uso, período de uso, data de realização do exame de hiponatremia, e resultados do exame. Os pacientes foram subdivididos em dois grupos: os que utilizaram codeína, e os que fizeram uso do tramadol. Em seguida realizou-se de análise estatística para identificação do risco relativo (RR), por meio da identificação da o razão de incidência de ocorrência de hiponatremia em cada grupo, após o início do uso do opioide. Resultados: 77 pacientes foram inseridos no estudo, sendo que 52 utilizaram o medicamento codeína, e 25 utilizaram tramadol. O tempo médio de internação de todos os pacientes inseridos no estudo foi de 23,95 dias. Ao avaliar o RR de ocorrência de hiponatremia entre os grupos, considerando um intervalo de confiança de 95%, identificou-se um RR de 1.1886(IC: 0.5751-2.4565; P: 0,6409). Conclusão: Não identificou-se diferença estatisticamente significativa no cálculo do RR para ocorrência de hiponatremia entre os grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).