Adesão à terapia medicamentosa e qualidade de vida de usuários de uma unidade de saúde da família de Novo Hamburgo - RS
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2017.084.003Palavras-chave:
Adesão à Terapia Medicamentosa, Qualidade de Vida, Unidade de Saúde da FamíliaResumo
Introdução: Os medicamentos representam um insumo importante para o cuidado em saúde. A falta de adesão à terapia medicamentosa resulta não só em prejuízos para a saúde e à qualidade de vida do doente, como também provoca o desperdício dos recursos do sistema de saúde. Objetivo: Avaliar a adesão à terapia medicamentosa e a qualidade de vida dos pacientes de uma USF. Métodos: Estudo observacional, quantitativo, transversal, realizado com portadores de doenças crônicas que responderam questionários referentes ao seu perfil sócio demográfico, à adesão à terapia medicamentosa
(Morisky-Green e Brief Medication Questionnaire - BMQ) e à qualidade de vida (WHOQOL-BREF). Os dados foram analisados pelo programa SPSS® 24.0, através do teste t de Student para comparação entre grupose da correlação de Pearson para a relação entre as variáveis, utilizando-se um p < 0,05. Resultados: Foram avaliados 80 pacientes, com idade de 59 (±12) anos e maior prevalência do sexo feminino. A escala de Morisky-Green revelou máxima adesão em 52,5% dos pacientes. Já no BMQ, 70% dos pacientes tiveram escore de baixa adesão. Foram observadas correlações negativas entre idade e domínio crença do BMQ e positivas entre idade e domínio recordação. Conclusão: Não houve concordância entre os testes de Morisky-Green e BMQ, devido ao fato de medirem dimensões diferentes e de estabelecerem diferentes pontos de corte para a não adesão, além de limitações dos próprios métodos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).