Intoxicações agudas: percepções e práticas de profissionais atuantes em serviços de urgência e emergência hospitalar
Palavras-chave:
Profissional de Saúde, Intoxicação, Serviço Hospitalar de Emergência.Resumo
Objetivo: Avaliar as percepções e práticas de profissionais de saúde atuantes nos serviços de emergência hospitalar da rede pública e privada de São Luís, Maranhão, acerca de diferentes aspectos das intoxicações agudas. Método: Tratou-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, realizado por meio de entrevistas individuas semiestruturadas. Para otimizar a coleta e o registro dos dados, um roteiro de entrevista contendo 24 questões relacionadas ao perfil do paciente, conhecimento técnico e práticas relacionadas às intoxicações agudas foi desenvolvido e utilizado pelos pesquisadores. A coleta de dados foi realizada no período de outubro de 2011 a abril de 2012. O conteúdo registrado no formulário, produto das entrevistas semiestruturadas, foi analisado por meio de técnicas da Análise de Conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, sob o parecer 252/11. Resultados: Foram entrevistados 96 profissionais. A idade média dos participantes foi 36 anos. O tempo médio de trabalho dos profissionais nos hospitais foi 5-6 anos e 66,6% (n=64) eram do sexo feminino. Cinquenta e seis participantes (58,3%) não souberam conceituar o termo intoxicação ("intoxicação é um desconforto respiratório"). Sessenta e quatro participantes (66,6%) citaram como exemplos de agentes tóxicos apenas os medicamentos, os alimentos, os agrotóxicos e os produtos de limpeza. Setenta e dois participantes (75%) demonstraram limitado conhecimento acerca da identificação de síndromes tóxicas ou da importância do histórico do caso. Em relação às medidas de tratamento, 78,1% dos participantes (n=75) relatou apenas o uso de carvão ativado e a lavagem gástrica (“Primeiramente faz-se uma lavagem gástrica e se necessário utiliza-se o carvão ativado”). Conclusão: Os participantes demonstraram diversas fragilidades relacionadas ao conhecimento técnico e às práticas necessárias para a adequada assistência ao paciente intoxicado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).