Pharmaceutical interventions and their clinical outcomes in an inpatient post-transplant unit
Palavras-chave:
Serviço de Farmácia Clínica, Transplante de rim, Transplante de fígado, Segurança do paciente.Resumo
Objetivo: Contribuir para a formação do conhecimento, no Brasil, sobre o impacto do papel do farmacêutico clínico no cuidado ao paciente pós-transplante internado, analisando os resultados das intervenções farmacêuticas realizadas.
Método: Foi realizado um estudo descritivo de janeiro a julho/2014. Os dados foram coletados dos registros do Serviço de Farmácia Clínica (conciliação medicamentosa, análise de prescrição e acompanhamento farmacoterapêutico), incluindo todos os pacientes com problemas relacionados a medicamentos e intervenções farmacêuticas documentadas. Variáveis epidemiológicas e relacionadas às atividades clínicas do farmacêutico foram descritas.
Resultados: Um total de 131 pacientes apresentaram problemas relacionados a medicamentos, especialmente durante o "Acompanhamento Farmacoterapêutico". As categorias mais frequentes foram: "medicamento não prescrito" (125; 21.7%), "sobredose" (97; 16.8%) e "subdose" (93; 16.1%). Os principais fármacos envolvidos foram "ganciclovir" (81; 13.4%) e "tacrolimus" (33; 5.5%). A intervenção farmacêutica incluiu "dose (adequação)" (193; 33.4%), "inclusão" (122; 21.1%) ou "suspensão" (122; 21.1%) do medicamento. Os principais resultados clínicos foram "prevenção" (481; 83.4%) ou "melhora" (59; 10.2%) de problemas de saúde, como "efeitos adversos" (170; 29.5%), “infecção” (133; 23%) e "rejeição" (41; 7.1%), sendo verificada uma relação significativa (p<0,05) entre a aceitação da intervenção e esses resultados, bem como entre a não aceitação e a ocorrência dos resultados negativos associados à medicação. Nossos achados demonstraram que as intervenções farmacêuticas, realizadas em todos os estágios de atendimento ao paciente pós-transplante internado, integrada à equipe multidisciplinar, foram capazes de fornecer resultados clínicos na prevenção e melhora de problemas de saúde relacionados à medicação, tais como efeitos adversos, infecção e rejeição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).