Avaliação das notificações de reações adversas a medicamentos em pacientes transplantados em um hospital sentinela de Fortaleza-Ceará
Palavras-chave:
Farmacovigilância, Sistemas de Notificação de Reações Adversas a Medicamentos, TransplanteResumo
O estudo teve como objetivo descrever e analisar as notificações de suspeitas de Reações Adversas a Medicamentos (RAM) do serviço de transplante de um hospital sentinela de Fortaleza, Ceará. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, transversal e observacional que utilizou, como fonte secundária, as fichas de notificação de suspeita de RAM da gerência de riscos do ano de 2014. No período analisado, foram realizadas 35 notificações envolvendo pacientes transplantados, 52 medicamentos e 50 reações na gerência de risco do Hospital Universitário Walter Cantídio. Todas as notificações foram realizadas de forma espontânea, sendo 94,5% feitas pelo farmacêutico. Os grupos de idade dos pacientes mais acometidos foram os de 50-60 anos e de >60, com uma média de 51,8 (± 14,1) anos. As RAM acometeram principalmente homens (55,0%), transplantados renais (69,7%). Os principais medicamentos envolvidos foram ganciclovir (21,2%), tacrolimus (13,5%) e micofenolato de sódio (11,5%). A maioria das RAM estava relacionada às afecções da pele e distúrbios afins (23,0%), sendo 77,0% prurido e 23,0% eritema. Analisando a classificação de causalidade das RAM, 46,0% foram classificadas como possível e 88,0% foram classificadas quanto à gravidade como moderada. Conclui-se que as suspeitas de reações adversas notificadas em pacientes transplantados estavam relacionadas ao tratamento farmacoterapêutico comumente estabelecido no pós-transplante, levando a necessidade da monitorização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).