Associação entre ocorrência de reações adversas e realização de intervenções farmacêuticas em um hospital de ensino
Palavras-chave:
Health service for the aged, Pharmaceutical care, HospitalizationResumo
Objetivo: Descrever o perfil de pacientes acompanhados por farmacêuticos em um hospital de ensino, e identificar a associação entre a suspeita de reação adversa (RAM) a medicamentos, e a realização de intervenções farmacêuticas. Métodos: Estudo transversal, em que foram incluídos pacientes acompanhados no período de março de 2013 a março de 2014, internados em um hospital de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio dos relatórios emitidos pelo sistema informatizado, seguido de realização de análise bivariada, por meio do cálculo da Razão de Chances (RC). Resultados: Foram acompanhados 173 pacientes sendo 100 (57,8%) do sexo feminino. A idade média foi de 74,7 anos e o tempo médio de internação foi de 34,9 dias. Foram identificadas e notificadas 34 suspeitas de RAM, com base no algoritmo de Naranjo. Ao comparar dois grupos que apresentaram e não apresentaram RAM, e a realização de intervenções farmacêuticas, identifica-se uma associação positiva entre a exposição à RAM e a realização de intervenções (RC: 4,1318; Intervalo de confiança: 1,7656 – 9,6694; z: 3,270; p: 0,0011). Entretendo, a inexistência de uma análise temporal entre a ocorrência de RAMs e realização de intervenções não permite concluir se as intervenções ocorreram após a RAM, com o intuito de solucioná-las, ou se o processo de acompanhamento contribuiu para a identificação da RAM. Conclusão: O estudo sugere maior chance de ocorrência de intervenções farmacêuticas em pacientes com RAM. Sugere-se a realização de estudos que contemplem uma análise temporal entre a ocorrência da RAM e realização das intervenções farmacêuticas, para que as possíveis contribuições do serviço de farmácia clínica possam ser melhor identificadas e analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).