A extensão universitária como caminho para a construção de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúde
Palavras-chave:
Gerenciamento da terapia medicamentosa, atenção farmacêutica, atenção primária à saúde, extensão universitáriaResumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar as potencialidades e as limitações de uma experiência de extensão universitária no planejamento e oferta de serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de documentos gerados ao longo da experiência de construção e oferta do serviço de GTM na APS. Os dados foram analisados por meio da análise narrativa. Resultados: Durante as atividades de campo 20 usuários tiveram suas necessidades farmacoterapêuticas avaliadas, para cada problema relacionado ao uso de medicamento identificado, foram planejadas intervenções, as quais foram pactuadas com os usuários e equipe de saúde. Essa iniciativa foi expandida para outras unidades de saúde do município, com o envolvimento de farmacêuticas do serviço. Discussão: Na integração ensino-serviço o trabalho entre estudantes, docentes, profissionais do serviço e gestores deve ocorrer de forma integrada e colaborativa. O Plano Nacional de Extensão Universitária reafirma o compromisso da universidade se voltar para a geração de conhecimentos que possam atender as necessidades da população. Elaborar estratégias de educação permanente, envolver profissionais de saúde, docentes e estudantes é fundamental para promover a integração ensino-serviço, melhorar a formação de estudantes e profissionais, e principalmente aprimorar o cuidado prestado e fortalecimento do SUS. Conclusões: O GTM é uma importante ferramenta para sistematizar a prática clínica do farmacêutico. A parceria universidade-serviço de saúde e os projetos de extensão universitária geram conhecimentos e inovações para a unidade de saúde. Espera-se que a integração de extensão, ensino e pesquisa contribua para a formação de profissionais capazes de influenciar a reorganização do currículo em Farmácia na instituição onde a experiência foi desenvolvida e em outras que se tornarão cenário profissional daqueles que a vivenciaram.
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