Mensurações do time in therapeutical range e satisfação de pacientes com o tratamento anticoagulante
Palavras-chave:
Varfarina, Satisfação do Paciente, Adesão à medicaçãoResumo
Objetivo: Tem-se com o presente estudo o objetivo de mensurar o Time in Therapeutic Range (TTR) em pacientes em uso de varfarina. Métodos: Trata-se de estudo observacional descritivo desenvolvido no Ambulatório de Anticoagulação de um hospital de ensino em um período de 4 meses. A mensuração do TTR ocorreu por meio da utilização do método de Rosendall, a partir de uma série histórica de resultados do exame de Relação Normatizada Internacional (RNI). Também realizou-se avaliação do grau de satisfação com o ambulatório por meio da aplicação de questionário estruturado, não validado, e Resultados: A maioria dos pacientes era do sexo masculino, com indicação de uso de anticoagulante decido à fibrilação atrial, por tempo superior a um ano. O TTR da amostra estava em torno de 54,62%, apesar de o estudo ter identificado que a satisfação dos usuários quanto ao serviço oferecido no ambulatório foi majoritariamente positiva (95,7%). Conclusão: O valor do TTR médio abaixo de 60% sugere a necessidade de implementação de estratégias que promovam o estímulo à adesão e compreensão do tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).