Planejamento estratégico situacional aplicado em uma ala hospitalar de saúde mental: relato de experiência
Palavras-chave:
Palavras-chave: Planejamento de Instituições de Saúde, Planejamento em Saúde, Administração de Caso, Psiquiatria Comunitária, saúde mental, Unidade Hospitalar de Psiquiatria, Psicotrópicos, Diagnóstico Medicamentoso.Resumo
Objetivos: Descrever a experiência vivenciada durante a construção de um Plano Operativo que utilizou o Planejamento Estratégico Situacional para uma Ala de Saúde Mental de um hospital geral de pequeno porte.
Métodos: Se trata de um relato de experiência de planejamento estratégico que transcorreu através dos momentos explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional, com a elaboração de oficinas, que foram documentadas e analisadas posteriormente.
Resultados: Os reflexos positivos observados incluíram uma maior interação e comunicação entre os atores através das trocas de experiências nas oficinas. Após definir a viabilidade das propostas, analisou-se o poder de decisão, execução e manutenção das ações. E a análise da factibilidade foi feita através do levantamento dos recursos existentes e necessários, procedendo a elaboração uma atividade estratégica para superar os déficits encontrados. Também foi observado que com a reorganização de alguns aspectos da rotina da enfermagem, foi possível reduzir significativamente os erros na administração de medicamentos do setor.
Conclusões: A aplicação desta ferramenta de gestão se mostrou muito efetiva para o conhecimento da realidade onde o serviço está inserido, gerando soluções de forma dinâmica e estratégia para os problemas levantados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).