Mapeamento de processos em uma farmacia hospitalar: ferramenta para gestão e melhoria da qualidade
Resumo
Objetivo: Descrever as etapas e atividades envolvidas no mapeamento de processos de trabalho realizado em uma farmácia hospitalar, à luz do estabelecido pelas normativas nacionais, como estratégia de gestão e de melhoria da qualidade.
Métodos: Trata-se de estudo descritivo, com componentes de pesquisa-ação (definição do problema, planejamento e desenvolvimento da ação). O estudo utilizou a técnica Joint Application Design, o modelo de Gestão de Processos de Trabalho (Business Process Manegement) e a ferramenta BizAgi Process Modeler® para análise e mapeamento dos processos desempenhados na gestão da assistência farmacêutica neste hospital quaternário da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. A pesquisa foi desenvolvida entre março de 2014 e junho de 2015.
Resultados: Na gestão de medicamentos se identificaram os processos (com respectivos sub-processos e atividades) de programação, armazenamento, gestão de estoques, distribuição e dispensação. Na gestão clínica do paciente os processos mapeados foram conciliação de medicamentos, dispensação, acompanhamento farmacoterapêutico e orientação de alta hospitalar.
Conclusões: A gestão de processos de trabalho tem um enfoque inovador, que propõe mudanças de forma participativa e agrega valor às atividades da instituição. A interface construída pelo Núcleo de Farmácia com as demais unidades do hospital e a participação de todos os colaboradores da unidade no mapeamento de processos desenvolvido garantiu a exequibilidade do trabalho. A melhoria da qualidade no desenvolvimento das funções do Núcleo de Farmácia pode contribuir com a efetividade da atuação do Hospital na Rede de Atenção à Saúde no Distrito Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).