Inspeções farmacêuticas e a qualidade do armazenamento de medicamentos em enfermaria hospitalar
Palavras-chave:
Armazenagem de Medicamentos; Serviço de Farmácia Hospitalar; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Assistência Farmacêutica; Gestão em Saúde.Resumo
O estudo apresenta e investiga os resultados do monitoramento conduzido pela farmácia no armazenamento de medicamentos em enfermaria hospitalar. Trata-se de um estudo de caso. O cenário eleito é um hospital público de grande porte. A coleta de dados usou das técnicas observação direta participante e análise documental. Foram observadas todas as inspeções farmacêuticas realizadas e todos os documentos produzidos por estas nos anos de 2011 e 2012. Os achados foram sumarizados em um fluxograma e as alterações tabuladas por parâmetro e por frequência de inspeção. Foi observado melhora da qualidade do armazenamento em todas as enfermarias monitoradas. O relato possibilita que o procedimento seja reproduzido em outras unidades. O armazenamento é uma etapa da assistência farmacêutica para o uso racional de medicamentos no hospital com significativa contribuição na ocorrência e na gravidade de erros de medicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).