Problemas relacionados ao uso de medicamentos em idosos atendidos em ambulatório multiprofissional de hospital universitário no Rio Grande do Sul

Autores

  • LETICIA FARIAS GERLACK
  • MARIA CRISTINA WERLANG
  • ÂNGELO JOSÉ GONÇALVES BÓS

Palavras-chave:

Idosos, Atenção Farmacêutica, Equipe interdisciplinar de Saúde, Uso de Medicamentos.

Resumo

Objetivos: Descrever os problemas relacionados ao uso de medicamentos identificados a partir do acompanhamento farmacoterapêutico de idosos atendidos em ambulatório.

Métodos: Realizou-se um estudo de prevalência, retrospectivo, de caráter descritivo e analítico. A amostra constitui-se de todos os prontuários dos pacientes acompanhados pela farmacêutica residente de Ambulatório Multiprofissional de Geriatria e Gerontologia, em um hospital universitário no Sul do Brasil.

Resultados: Foram identificados 86 problemas e possíveis resultados negativos decorrentes do uso de medicamentos, os quais demandaram intervenções farmacêuticas junto aos 27 idosos atendidos. Observou-se que no grupo onde as intervenções foram aceitas (74% do total de participantes), houve relato de melhora/resolução de problemas em 60% dos casos, sendo este resultado estatisticamente significativo (p=0,008).

Conclusões: A farmacoterapia demonstrou riscos à saúde dos pacientes acompanhados. O número de problemas relacionados ao uso de medicamentos identificados pela farmacêutica foi elevado, destacando-se a insegurança conferida pelo uso de fármacos inapropriados, interações medicamentosas e possíveis reações adversas. O acompanhamento farmacoterapêutico contribuiu para o uso racional de medicamentos e para o envolvimento da equipe multiprofissional nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
GERLACK LF, WERLANG MC, BÓS ÂNGELO JG. Problemas relacionados ao uso de medicamentos em idosos atendidos em ambulatório multiprofissional de hospital universitário no Rio Grande do Sul. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];6(1). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/215

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS