Interações medicamentosas potenciais em unidade de terapia intensiva adulto de um hospital público estadual
Resumo
OBJETIVO: Identificar as interações medicamentosas potenciais em unidade de terapia intensiva adulto de um hospital público estadual. MÉTODOS: Estudo analítico, retrospectivo, observacional e transversal realizado em unidade de terapia intensiva adulto. Os fármacos prescritos foram coletados das prescrições médicas para análise da ocorrência de interações medicamentosas potenciais e classificação, empregando-se o banco de dados Micromedex® DrugReax®. RESULTADOS: Foram analisadas 289 prescrições médicas e destas 65,40% apresentaram alguma interação medicamentosa potencial. Estas foram classificadas conforme a gravidade em: contra-indicado 8 (0,97%), grave 412 (50,25%), moderado 347 (42,32%) e menor 53 (6,46%). Além da gravidade, foram caracterizadas conforme a documentação disponível. As interações medicamentosas potenciais foram caracterizadas quanto ao risco a elas envolvidos, sendo a cardiotoxicidade e os problemas relacionados ao sistema nervoso central 57,3 % dos 948 riscos identificados. Foram caracterizadas ainda as estratégias de manejo e monitorização para cada interação medicamentosa potencial identificada, sendo o ajuste de dose de um ou ambos os fármacos que interagem e a monitorização dos sinais e sintomas as mais frequentes com 69,05%. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados contribuem para o delineamento do perfil de risco relativo às interações medicamentosas potenciais em unidade de terapia intensiva e demonstra a necessidade de atuação do farmacêutico clínico nesta área, a fim de contribuir com a equipe multiprofissional na redução de riscos provenientes da terapia medicamentosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).