Disciplina de assistência farmacêutica: ensinando, aprendendo e colaborando com a assistência farmacêutica municipal
Palavras-chave:
Assistência Farmacêutica; Política Nacional de Assistência Farmacêutica; Farmacêutico; Sistema Único de Saúde; Educação Superior.Resumo
Os avanços na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem ser visualizados na organização da Assistência Farmacêutica. Ainda que discretos e incipientes muitos destes avanços esbarram na falta de recursos humanos qualificados. Em 2002, uma nova diretriz de ensino foi proposta para diminuir esta lacuna de formação. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência da disciplina de Assistência Farmacêutica II do curso de Farmácia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), para o enfrentamento da necessidade de formar para o exercício da profissão farmacêutica no SUS. A disciplina utiliza um município caso real para a discussão dos trabalhos práticos que são elaborados na forma de portfólio. Os alunos visitam o município e ao final da disciplina apresentam o diagnóstico realizado e as proposições de mudança para os gestores de saúde do município. Entre as vantagens da elaboração da disciplina podem-se citar a aproximação da teoria com a prática e do ensino com o serviço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).