Otimização dos cuidados farmacêuticos na alta hospitalar: implantação de um serviço de orientação e referenciamento farmacoterapêutico
Palavras-chave:
Alta do paciente, Atenção farmacêutica, Uso de medicamentosResumo
Objetivo: Descrever as ações realizadas e analisar resultados alcançados com a implantação do Serviço de Orientação Farmacêutica Hospitalar (SOFAH). Método: Estudo descritivo e exploratório desenvolvido em um Hospital público geral, em que se realizou uma análise estatística univariada, com as informações relacionadas ao SOFAH registradas em planilha informatizada especifica. A análise compreendeu a determinação de frequência absoluta e relativa para variáveis categóricas e medidas de posição para as variáveis quantitativas. Resultados: No período entre março de 2012 e fevereiro de 2013, 97 pacientes foram atendidos pelo SOFAH. A média de idade dos pacientes acompanhados foi 73 anos. Foram identificados 04(4,1%) pacientes com analfabetismo e 10 (10,3%) etilistas dependentes. O número médio de medicamentos utilizados por paciente no período pré-internação foi 4 e 6 no pós alta. Todos os 97 pacientes atendidos no SOFAH receberam fichas de orientação posológica e 65 (65%) receberam o Informativo sobre Acesso a Medicamentos (IAME) e foram orientados em relação ao acesso. Identificou-se necessidade de confecção de caixas organizadoras de medicamentos para 19 (20%) pacientes. Identificou-se que 79 (81%) pacientes foram encaminhados para a atenção primária a Saúde (APS) empregando a Ficha de Encaminhamento Farmacoterapêutico (FEF). Verificou-se que 54% dos pacientes tiveram 100% dos medicamentos prescritos na alta conforme Relação Municipal de Medicamentos (REMUME). Conclusão: O serviço de orientação farmacêutica na alta remete maior segurança para o paciente e se configura como uma interessante ferramenta para o fortalecimento do referenciamento do paciente na rede de atenção à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).