Análise farmacoeconômica de minimização de custos para protocolo de antibioticoterapia para pneumonia adquirida em comunidade de um hospital estadual do Rio de Janeiro/RJ
Palavras-chave:
Economia Farmacêutica, Quimioterapia, Cefalosporina, Macrolídeo, Penicilina.Resumo
O objetivo do trabalho foi analisar um protocolo clínico de antibioticoterapia para pneumonias adquiridas em comunidade de um hospital estadual do Rio de Janeiro/RJ sob uma ótica farmacoeconômica de minimização de custos. Para isso, foi realizada uma busca revisão bibliográfica na Base Virtual de Saúde (BVS) em junho de 2011 com os seguintes descritores associados: "Pneumonia AND Economia Farmacêutica" e "Pneumonia AND Quimioterapia AND Protocolo". Artigos distantes da realidade latino-americana ou do assunto estudado foram desconsiderados. Para a análise de custos, foi feita uma consulta na página da empresa Consulta Remédios e na Revista da ABCFarma. Após análise dos artigos selecionados e do protocolo do hospital, observou-se que a melhor combinação seria a de um beta-lactâmico com um macrolídeo. O uso de uma fluoroquinolona em monoterapia foi considerado no caso de alergia a beta-lactâmicos. De acordo com a padronização do hospital, foi proposto um novo protocolo terapêutico que fosse condizente com o que foi analisado na busca bibliográfica. Conclusão: A análise clínica ratificou o uso de ampicilina como 1ª escolha no tratamento com a azitromicina, deixando a cefuroxima como 2ª escolha. A amoxicilina/clavulanato e a ceftriaxona foram colocadas para 3ª e 4ª escolha por razões farmacoeconômicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).