Monitoramento farmacêutico de um paciente em uso de nutrição parenteral
Palavras-chave:
Nutrição Parenteral; Toxicidade de Drogas; Monitoramento do Paciente.Resumo
O emprego de nutrição parenteral em pacientes oncológicos tem sido realizado em diversas modalidades e etapas do tratamento do câncer. No entanto, seu uso, principalmente a longo prazo, impõe riscos de complicações metabólicas. Esse trabalho consiste na descrição de um relato de caso sobre o monitoramento farmacêutico de um paciente oncológico pediátrico em uso de nutrição parenteral que desenvolveu complicações metabólicas como hiperglicemia e pancreatite. Tem por objetivo descrever as características das complicações apresentadas e o monitoramento farmacêutico realizado. Durante todo o período de utilização de nutrição parenteral foram coletados dados das prescrições médicas e exames laboratoriais em busca de alterações metabólicas, revisão da farmacoterapia e possíveis reações adversas. Para estabelecimento de relação de causalidade entre as complicações e os medicamentos foi utilizado o Algoritmo de Naranjo. Constatou-se que o uso prolongado de corticóide foi um fator que contribuiu para a persistência do quadro hiperglicêmico e o desenvolvimento do quadro de pancreatite teve correlação com o uso da nutrição parenteral. As intervenções farmacêuticas realizadas foram aceitas e favoreceram a efetivação de condutas médicas que preveniram o agravamento do quadro clínico decorrente das alterações metabólicas. O monitoramento realizado favoreceu a integração do farmacêutico à equipe multiprofissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).