Perfil de utilização de anti-infecciosos e interações medicamentosas potenciais em unidade de terapia intensiva de um hospital de ensino de João Pessoa - PB
Palavras-chave:
Unidades de terapia intensiva, prescrições, anti-infecciosos, interações de medicamentos.Resumo
Objetivo: O presente estudo objetivou analisar, a partir de prescrições médicas, o perfil dos antimicrobianos prescritos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital público de ensino na cidade de João Pessoa - PB, com foco nas potenciais interações medicamentosas envolvendo os mesmos.
Métodos: Estudo de caráter descritivo e retrospectivo. Para tanto, selecionou-se 52 prescrições da UTI, sendo estas digitalizadas, de usuários acima de 18 anos, ambos os sexos, aviadas entre os meses de outubro e dezembro de 2011 e que continham dois ou mais medicamentos sendo pelo menos um deles um anti-infeccioso. Para análise das IMs potenciais foram utilizadas a base de dados DrugDex® Evalutions do Micromedex® e a disponível no endereço eletrônico www.drugs.com. Resultados: Constatou-se que é comum a utilização de anti-infecciosos na UTI, sendo ainda observada a freqüente associação entre os mesmos com vistas a obter sucesso terapêutico. Além disso, identificou-se a ocorrência de potenciais IM envolvendo os anti-infecciosos prescritos. Conclusão: Salienta-se a necessidade de maior atenção no que tange a associação de antimicrobianos devido ao risco iminente de surgimento de interações medicamentosas que podem inviabilizar a terapêutica e acarretar sérios danos à saúde dos usuários.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).