Erros de medicação no cotidiano dos profissionais de um hospital de ensino: estudo descritivo exploratório

Autores

  • GISELE SILVA DOS REIS
  • JOSIANE MOREIRA DA COSTA

Palavras-chave:

Erros de medicação, Assistência a saúde, Uso de medicamentos, Gerenciamento de segurança.

Resumo

Objetivo: Esse artigo possui como objetivo identificar a definição de erros de medicação, os erros no ambiente de trabalho e as condutas tomadas frente à ocorrência dos erros de medicação segundo a opinião de profissionais de saúde.

Métodos: O presente estudo é descritivo, visa à identificação da opinião de 119 profissionais de saúde sobre erros de medicação, por meio da aplicação de questionário em um Hospital de ensino. Esses dados foram coletados no mês de janeiro de 2011, com duração de 10 dias. Os dados do questionário foram lançados em uma planilha do Programa SPSS Statistics versão 16.0.    Resultados: Foram entrevistados 119 profissionais da saúde. A maioria dos profissionais era do sexo feminino, 77,31% com idade entre 25-30 anos (52,10%), Obtiveram-se 167 palavras-chave sobre conceito de erros de medicação, das quais 36,53% (61) se referiam aos erros ocorridos na etapa de administração de medicamentos. Dos entrevistados 63,02% (75) presenciaram ocorrência de algum erro de medicação em seu setor de trabalho. Em relação às condutas tomadas frente ao erro, as respostas mais comuns foram realização de comunicação sobre o erro à supervisão (29,05%), e correção do erro sem comunicação do ocorrido aos responsáveis pelo setor (15,54%).   Conclusão: O conceito dos profissionais sobre erros de medicação se encontra fragmentado, assim como a tomada de decisão frente a eles. O estudo contribui para um melhor conhecimento da vivência de erros de medicação pelos entrevistados.

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Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
REIS GSD, COSTA JMD. Erros de medicação no cotidiano dos profissionais de um hospital de ensino: estudo descritivo exploratório. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 23º de novembro de 2024];3(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/124

Edição

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