Erros de medicação no cotidiano dos profissionais de um hospital de ensino: estudo descritivo exploratório
Palavras-chave:
Erros de medicação, Assistência a saúde, Uso de medicamentos, Gerenciamento de segurança.Resumo
Objetivo: Esse artigo possui como objetivo identificar a definição de erros de medicação, os erros no ambiente de trabalho e as condutas tomadas frente à ocorrência dos erros de medicação segundo a opinião de profissionais de saúde.
Métodos: O presente estudo é descritivo, visa à identificação da opinião de 119 profissionais de saúde sobre erros de medicação, por meio da aplicação de questionário em um Hospital de ensino. Esses dados foram coletados no mês de janeiro de 2011, com duração de 10 dias. Os dados do questionário foram lançados em uma planilha do Programa SPSS Statistics versão 16.0. Resultados: Foram entrevistados 119 profissionais da saúde. A maioria dos profissionais era do sexo feminino, 77,31% com idade entre 25-30 anos (52,10%), Obtiveram-se 167 palavras-chave sobre conceito de erros de medicação, das quais 36,53% (61) se referiam aos erros ocorridos na etapa de administração de medicamentos. Dos entrevistados 63,02% (75) presenciaram ocorrência de algum erro de medicação em seu setor de trabalho. Em relação às condutas tomadas frente ao erro, as respostas mais comuns foram realização de comunicação sobre o erro à supervisão (29,05%), e correção do erro sem comunicação do ocorrido aos responsáveis pelo setor (15,54%). Conclusão: O conceito dos profissionais sobre erros de medicação se encontra fragmentado, assim como a tomada de decisão frente a eles. O estudo contribui para um melhor conhecimento da vivência de erros de medicação pelos entrevistados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).