Erros de medicação: um risco de saúde
Palavras-chave:
Erros de medicação. Segurança do paciente. Cuidados de saúde.Resumo
Objetivos: Contribuir para a compreensão dos erros de medicação (EM) identificação e análise e desenvolvimento de recomendações de prevenção.
Métodos: Estudo retrospectivo observacional de notificações recebidos pela Informação Nacional de Toxicologia e Assessoria desde novembro de 2009 a abril de 2011. As variáveis estudadas foram: idade, sexo, origem da consulta, grupo terapêutico, tipo de erro, a gravidade, local do incidente, condição prévia intervenções médicas e resolução. A análise dos dados foi realizada usando o Microsoft Office Excel 2007 software. Classificação do código ATC foi aplicado para as drogas envolvidas no erro e da ICD 10 para a classificação de doenças. Tipos de EM relatou e gravidade da categoria de erro foram estabelecidas tendo em conta a taxonomia de NCCMERP e os critérios da OMS.
Resultados: Foram analisadas 79 notificações (39 do sexo masculino e 40 feminino). O tipo mais comum de EM foi para o medicamento errado (34) seguido por dose errada (30). 43% dos erros resultou en danos ao paciente (categorias E e F). 75% das notificações vieram de serviços de saúde. A faixa etária mais envolvida foi 60-74 anos. Os medicamentos mais envolvidos em erros foram aqueles utilizados para o Sistema Nervoso Central, seguido por hormônios e analgésicos. 100% das consultas tiveram uma resposta imediata: recomendações ou tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).