Interferência do sistema de dispensação de tamoxifeno na adesão à farmacoterapia de mulheres com câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2023.142.0872Resumo
Objetivos: Avaliar a adesão medicamentosa de mulheres com câncer de mama em tratamento com tamoxifeno, antes e após a mudança na periodicidade da dispensação do medicamento de mensal para trimestral, para elucidar a influência desse fator na adesão à terapia. Métodos: Realizou-se um estudo de campo, do tipo entrevista, prospectivo, quantitativo e transversal a partir da coleta de dados de mulheres com cancer de mama em terapia hormonal com tamoxifeno, atendidas em um hospital oncológico no Estado do Paraná, Brasil. Num primeiro momento, foram aplicados um questionário de dados sociodemográficos e clínicos para caracterizar a paciente na amostra e, também, o instrument adherence to refills and medications scale (ARMS) para avaliar a adesão ao tratamento. O questionário ARMS foi aplicado uma segunda vez, após alteração da dispensação mensal para trimestral do medicamento. Resultados: Foram entrevistadas 30 pacientes, com idade media de 54 anos e, em sua maioria (80%) estadiamento inicial ao diagnóstico. Na primeira entrevista, 66% já haviam realizado quimioterapia e radioterapia, 86% apresentavam registro de tumores na família e o tempo médio de tratamento com o tamoxifeno era de 22 meses. O score de adesão médio obtido por ARMS na primeira entrevista foi de 13,2 ± 1,52 (12 a 48 pontos) e de 13,3 ± 1,73 na segunda entrevista. Conclusões: Não houve diferença significativa no score de adesão ao tratamento com tamoxifeno antes e após alteração na periodicidade de dispensação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).