Cuidado farmacêutico na Profilaxia da Úlcera de Estresse em uma Unidade de Pronto Atendimento: uma abordagem farmacoterapêutica e de custo-utilização.
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2023.141.0858Resumo
Objetivo: Descrever a importância do serviço clínico farmacêutico no redirecionamento do uso do omeprazol para a prevenção da úlcera de estresse em pacientes internados em uma unidade de pronto atendimento. Métodos: Estudo descritivo para análise de prescrições médicas com referência ao uso do fármaco omeprazol, realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento, localizada no estado de Pernambuco, com pacientes internados nas alas de observação desta unidade. Os prontuários dos pacientes foram analisados, onde se verificou a necessidade do uso do omeprazol com base na presença ou ausência de condições que justificassem sua empregabilidade, sendo realizado intervenções farmacêuticas e correções junto a equipe médica, quando necessário. Os dados foram analisados através de estatística descritiva. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos (CAAE 29594620.6.30015201) da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: Cinquenta e quatro pacientes com idade média de 41±11 anos, predominantemente do sexo masculino participaram do estudo. 92% destes pacientes precisaram de intervenções farmacêuticas relacionadas ao omeprazol e profilaxia das úlceras de estresse. Das intervenções realizadas, cerca de 78% foram atendidas, o que culminou não apenas na otimização terapêutica dos pacientes, mas também em uma farmacoeconomia que reverberou em toda unidade favorecendo uma redução de custo de US$ 3490,65. O valor economizado foi analisado comparando os gastos da unidade com o omeprazol por um período de 12 meses, 6 sem a intervenção farmacêutica, 6 com optimização terapêutica. Conclusão: A atuação do farmacêutico no cuidado do paciente configura melhores condutas medicamentosas e reduções significativas de custos hospitalares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).