Regulação, precificação, cobertura e reformas nas políticas de medicamentos nos Estados Unidos da América
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.ano2022.133.0847Resumo
Os Estados Unidos da América (EUA) são a maior economia do mundo e possuem o maior mercado farmacêutico, representando 40% dos gastos globais com medicamentos e quase a metade dos produtos no pipeline global de terapias em desenvolvimento. Essa revisão descreve a regulação, precificação e cobertura de medicamentos nos EUA, e propõe perspectivas para reformas nas políticas. Com um sistema não regulado de precificação de medicamentos, os EUA enfrentam preços em média 3 a 4 vezes mais altos para medicamentos patenteados do que outros países industrializados. Os desafios apresentados pelos aumentos de preços de medicamentos ameaçam a saúde da população americana assim como a sustentabilidade do sistema de saúde dos EUA. Os EUA se destacam como o país com a mais elevada taxa de gastos em saúde per capita do mundo, representando cerca de 17% do seu produto interno bruto, e com gastos em medicamentos representando mais de 12% dos gastos totais em saúde. A cobertura de saúde nos EUA depende fortemente de planos de saúde privados financiados para os trabalhadores por meio de seu emprego, com programas governamentais como o Medicare e o Medicaid fornecendo cobertura para as populações com idade avançada e de menor renda, respectivamente. A cobertura para medicamentos de uso ambulatorial está incluída na maioria, se não em todos, os planos de saúde privados e programas governamentais. Embora algumas reformas nas políticas de precificação de medicamentos tenham sido propostas nos EUA recentemente, nenhuma iniciativa de caráter nacional foi bem-sucedida até o momento. Os altos preços de medicamentos podem afetar não somente a eficiência do sistema de saúde dos EUA, mas também outros países como o Brasil que usam os preços dos EUA no referenciamento externo de preços, ainda que estes países possam ter outros mecanismos para regulação de preços já estabelecidos. Isso é especialmente importante para novas terapias para as quais nenhum outro preço internacional esteja disponível no mercado global além daquele dos EUA. As pressões orçamentárias advindas da ascensão dos preços de medicamentos reforçam a necessidade de reformas no sistema americano de precificação de medicamentos e ressaltam a necessidade de mecanismos globais de precificação que possam auxiliar a garantir o acesso rápido a novas tecnologias a preços mais justos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).