Perfil de Genes Codificadores de Enzimas Carbapenemases em cepas bacterianas de um Hospital de Ensino de Juiz de Fora-MG
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.133.0820Resumo
Objetivos: Descrever genes geradores de resistência a Carbapenêmicos em bactérias isoladas de um hospital escola, observando aspectos epidemiológicos e genéticos relacionados à resistência das mesmas. Métodos: Estudo transversal de 37 cepas bacterianas obtidas de setembro de 2017 a outubro de 2018, em um hospital de ensino de Juiz de Fora - MG, previamente classificadas como multirresistentes pelos critérios do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Tais cepas foram submetidas à pesquisa de genes de resistência - blaKPC, blaNDM e blaOXA-48 - através de Reação em Cadeia de Polimerase. Identificaram-se a espécie, o material microbiológico, o gene de resistência, o sexo e a idade dos indivíduos referentes às amostras. Resultados: Houve equilíbrio na distribuição do sexo e a idade média dos indivíduos foi 63,86 anos. A espécie Klebsiella oxytoca foi identificada em 1 amostra (2,7%), Enterobacter cloacae em 1 amostra (2,7%) e Klebsiella pneumoniae em 35 amostras (94,6%). O gene blaKPC foi detectado em 81,1% dos pacientes, enquanto blaNDM não foi detectado nas cepas deste estudo. Mesmo não tendo sido realizada a pesquisa de blaOXA-48 em todos os materiais, ele foi positivo em 17% e, além disso, 8% dos indivíduos não tiveram genes de resistência detectados em suas cepas bacterianas. Conclusão: As bactérias com genes codificadores de resistência aos Carbapenêmicos e, principalmente, de cepas blaKPC, circulam amplamente, gerando redução das opções terapêuticas e aumento do risco de infecções graves. Portanto, a escolha prudente de antimicrobianos aliada a estratégias de prevenção e vigilância hospitalar devem ser priorizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).